Hair Love, um curta sobre superação e aceitação, sou Laura Genaro, do blog Pipoca & Crítica, e hoje irei resenhar sobre o curta-metragem de animação Hair Love. Leia abaixo.
Vencedor do Oscar de melhor curta-metragem de animação em 2020, Hair Love foi dirigido por Matthew A. Cherry e Bruce W. Smith, e lançado em 14 de agosto de 2019. Foi produzido nos Estados Unidos pela Sony Pictures Animation e tem a duração de 5 minutos e 55 segundos.
Hair Love fala sobre uma garotinha norte-americana chamada Zuri, que tem cabelos crespos. Ela precisa fazer um penteado em si mesma para um dia especial, porém, por não conseguir, necessita da ajuda de seu pai, que supera suas dificuldades e consegue fazer um belo penteado na garota.
O curta-metragem mostra que Zuri tem dificuldade em ajeitar seus cabelos, e isso parece gerar uma insegurança e tristeza na garota. Hair Love explica que, com amor e dedicação, você pode superar isso, e enaltecer a beleza de seus cabelos afro, também lutando contra o preconceito que ainda está presente na sociedade.
Na história, a paternidade também é importante. O pai de Zuri parece se preocupar com a insegurança da filha, e tenta ajudá-la em relação ao seu penteado. Isso pode incentivar os pais a ajudarem suas filhas a pentearem os seus cabelos mesmo com a ausência de suas mães.
Hair Love tem uma história emocionante de superação que vale a pena conferir. Além de falar sobre paternidade e aceitação dos cabelos crespos, é interessante para públicos de diversas idades. Venha assistir!
Gostou deste conto? Veja também: A Guardiã Alira