Brincar é a principal atividade da criança. Nessa ação livre iniciada e conduzida por ela, a criança toma decisões, expressa sentimentos e valores, conhece a si mesma, as outras pessoas e o mundo em que vive.
Criatividade, imaginação, comunicação, exploração e expressão de sua individualidade e identidade encontram espaço no brincar e resultam na compreensão do próprio universo.
Um espaço físico e ações intencionais planejadas favorecem um brincar de qualidade, que contribuirá na formação integral.
O novo parque infantil é um espaço de aprendizagem, experimentação, socialização e construção da cultura lúdica. Para contemplar o direito da criança de brincar de forma saudável num espaço externo de qualidade, prevê:
– plenitude, com espaços que aconchegam e outros que desafiam; espaços para brincar sozinho e outros para brincadeiras coletivas;
– áreas sombreadas para descanso e áreas ensolaradas;
– brinquedos para escalar, escorregar e se balançar;
– árvores frutíferas para acompanhar o crescimento de frutos, flores e ninhos;
– horta para aprender a plantar e a colher;
– brincar sustentável que preserva recursos naturais e não compromete a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.
O novo parque do João XXIII foi idealizado pelo presidente do Círculo Newton Zadra, arquitetado pela especialista em espaços para crianças Adriana Freyberger, sob a orientação das coordenadoras pedagógicas Carolina Jacobucci e Carolina Rentroia.
Os equipamentos são da Alphaplay Playgrounds, empresa ecologicamente correta, construídos com madeira de reflorestamento, placas ecológicas (feitas com reaproveitamento das aparas da embalagem da pasta de dente) e tinta automotiva sem adição de chumbo.