É incrível como a matemática se faz presente em nosso cotidiano e, por vezes, não percebermos.
Prova disso, é que você nem deve ter notado as inúmeras maneiras como os adolescentes se apresentam e que, acredite, são expressões de pura matemática.
Elas ocorrem no comportamento, no vestuário, na linguagem e até mesmo na forma como amarram os cadarços dos tênis. Parece simples, mas nem tanto.
Trazendo esse cotidiano para sala de aula, foi proposto aos alunos das turmas dos 2° anos do Ensino Médio, que resolvessem um problema extraído do site da Unicamp (“Recursos Educacionais”): calcular quantas maneiras existem de passarmos o cadarço em nosso tênis, obedecendo algumas regras, utilizando os conceitos de análise combinatória.
Os alunos ficaram estimulados com a proposta lúdica e através de desenhos e muita criatividade, partiram para uma solução.
O resultado foi incrível, pois além de encontrarem todas as respostas, tiveram a iniciativa de apresentá-las para o grupo.
Profa. Mônica
Março/2019